top of page
Buscar
Foto do escritorThyani Rodrigues Puppio

Tributação das Criptomoedas em Portugal: Guia Completo para Nômades Digitais


criptomoeda tributação impostos portugal

Tributação das Criptomoedas em Portugal: como é a tributação das criptomoedas em Portugal?


Portugal tem se destacado como um destino atraente para nômades digitais, especialmente para aqueles interessados em criptomoedas. A combinação de uma política fiscal favorável e um ambiente acolhedor torna o país uma opção popular para investidores de criptomoedas. Neste artigo, vamos explorar a tributação das criptomoedas em Portugal, embasando-nos em dispositivos legais.


Contexto Legal


Portugal tem uma das políticas fiscais mais favoráveis para criptomoedas na Europa. De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), os ganhos de capital derivados da venda de criptomoedas por indivíduos não são tributados, desde que não sejam considerados atividades comerciais e que esses rendimentos mantenham a criptografia por mais de 365 dias.


  • Despacho da Autoridade Tributária de 2016: Este despacho esclarece que as operações com criptomoedas não são tributáveis no âmbito do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), exceto se configurarem atividades empresariais ou profissionais.


  • Código do IRS: Não havia menção sobre a tributação dos criptoativos até 2023, ano em que a tributação dos rendimentos oriundos de criptomoedas passou a ser regulamentada.


Tributação de Atividades Comerciais com Criptomoedas


Se as atividades com criptomoedas forem consideradas comerciais ou profissionais, os rendimentos são tributáveis. Isso inclui a mineração de criptomoedas ou a negociação frequente como uma atividade principal.


  • Artigo 3.º do Código do IRS: Determina que os rendimentos empresariais e profissionais são tributados. Se a atividade com criptomoedas for considerada regular e sistemática, será enquadrada aqui e em outros dispositivos após as alterações de 2023.


  • IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado): De acordo com a interpretação do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), as operações de troca de criptomoedas por moedas tradicionais são isentas de IVA.


Vale a pena investir em criptomoedas em Portugal?


Muitos nômades digitais veem nas criptomoedas uma forma de liberdade financeira que complementa seu estilo de vida itinerante. A flexibilidade proporcionada por essa forma de investimento é uma atração poderosa e as regras fiscais de Portugal complementa esta atração.


A grande vantagem é a segurança financeira, que possibilita investir em criptomoedas sem uma carga tributária pesada, oferecendo uma segurança a mais para aqueles que possuem investimentos e desejam diversificar a sua carteira.


Conclusão


Portugal oferece um ambiente fiscalmente favorável para os investidores de criptomoedas, tornando-se um destino atrativo para nômades digitais. A ausência de tributação sobre ganhos de capital para indivíduos que mantém a criptografia por mais de 365 dias e a isenção de IVA para operações de troca são pontos chave que atraem a comunidade de investidores.


Além disso, Portugal possui Convenções para Evitar a Bitributação com diversos países ao redor do mundo, auxiliando no Planejamento Fiscal e no pagamento dos impostos como um todo.


Caso tenha interesse em contratar serviços profissionais de advocacia relacionados ao Planejamento Fiscal, somos um escritório especializado no assunto. Para tanto, basta entrar em contato através do e-mail: contato@trpuppioadvocacia.com.br, ou através do WhatsApp.

0 comentário

Comments


bottom of page